quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Mouraria

A Mouraria é um dos mais tradicionais bairros da cidade de Lisboa, que deve o seu nome ao facto de D. Afonso Henriques, após a conquista de Lisboa, ter confinado uma zona da cidade para os muçulmanos. Foi neste bairro que permaneceram os mouros após a Reconquista Cristã. Por sua vez, os judeus foram confinados aos bairros do Castelo.
A dolência e a melancolia dos seus cânticos estão na origem do Fado. Nasceu na Rua do Capelão, junto ao Beco dos Três Engenhos, Maria Severa Onofriana, primeira fadista portuguesa e expressão máxima do fado à época.  Na casa em frente, nasceu já no século XX, aquele que foi considerado o "rei do fado da Mouraria", Fernando Maurício. A Rua do Capelão faz hoje parte da iconografia do Fado.



                                             Capelinha de Nª Srª da Saúde


                                             Centro Comercial da Mouraria

 








                                                          Largo da Severa






 
 








 
O Tributo é uma selecção de retratos de pessoas com mais de 70 anos de idade que vivem no Beco das Farinhas que se encontra todo ele com retratos de moradores, alguns já falecidos, mas segundo me disseram quase todos ainda vivem neste local.
É uma homenagem da artista que diz "quando me mudei para a Mouraria,  fiquei impressionada com a generosidade e o espírito dos idosos que vivem aqui".
 
 
 



 
 
Atelier de Camilla Watson
 



Frente ao Atelier tem estes adereços, onde se encontram livros e com a indicação, em inglês, de Mini Livraria. Muito engraçada esta ideia!

 
Largo dos Trigueiros

                                              Fados na Mouraria, aos fins de semana.



 

 
Palácio do Sec. XVI












Sem comentários:

Enviar um comentário