quinta-feira, 12 de abril de 2018

Hospital de S. José




O Hospital de São José é um hospital central da Grande Lisboa com especial vocação entre outras, para doentes politraumatizados, integrando o Centro Hospitalar Lisboa Central EPE (CHLC).

O edifício principal apresenta junto ao portal, um conjunto de oito estátuas de apóstolos, obra de artesãos italianos provenientes igualmente do templo original.
As estátuas encontram-se na actual disposição graças ao enfermeiro-mor D. Francisco de Almeida que as mandou colocar ali em 1811.
Igualmente construídas por ordem deste enfermeiro-mor foram o muro e o pórtico (com a sua magnifica moldura escultórica, constituída por duas peças principais) na entrada que dá para o Martim Moniz, no fim do pátio onde, durante muitos anos, era costume realizar uma grande feira dedicada a São José e a São João.


Nos últimos anos o Hospital tem vindo a modernizar-se com os limites decorrentes da sua origem conventual. Tal como em todos os outros hospitais do grupo nele se pratica uma medicina moderna em edifícios velhos e reconstruídos, juntando ciência e arte naquele que é um dos mais importantes monumentos de Lisboa.


                                                    A entrada principal






                                                     Os claustros no interior
















A Igreja

























                                                           Os azulejos












                               O Hospital (foto tirada do Miradouro da Graça)




Sem comentários:

Enviar um comentário