quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação


                            
Igreja paroquial inaugurada em 1708, foi totalmente destruída pelo Terramoto de 1755. Reedificada pelo arq. Manuel Caetano de Sousa ainda no século XVIII, as obras prolongaram-se até 1873. Na fachada tardo-barroca, seis pilastras coríntias acentuam a verticalidade do imóvel, compartimentando o corpo central. O portal, com colunas coríntias, engloba um baixo-relevo que terá pertencido à igreja primitiva. Sobre as portas laterais, dois nichos abrigam pequenas estátuas seiscentistas. O conjunto é coroado por um frontão triangular, já de meados do século XIX. Interiormente apresenta nave única, sem transepto, com capela-mor profunda e abóbadas de canhão. Quatro capelas pouco profundas ladeiam a nave. Este imóvel integra a "Lisboa Pombalina", classificada como Conjunto de Interesse Público. Situada no Largo do Chiado.
 

 
 
 
 








 

 

2 comentários:

  1. Amiga Alim:
    Con el otoño, vuelve usted con sus reportajes.¡Felicidades!.Muy acertado post de esta iglesia que debe ser de las más conocidas por las "oleadas" de turistas según el lugar en el que se encuentra, en pleno Chiado. Gracias por su recorrido sosegado.
    La última imagen me hace revivir la profunda impresión que nos provocan las imágenes religiosas de las iglesias de Portugal, tan austeras, desprovistas de adornos, tan reales por humanas, a la altura de los hombres de carne y hueso. Una Virgen y un Cristo que nos estremecen por su humanidad.
    Beijinhos, Alim!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, é na verdade uma igreja muito bonita, mas não tenho possibilidade de fazer mais fotos porque não é permitido e tenho que faze-lo rapidamente e sem que alguém veja. Bom fim de semana, beijinhos

      Eliminar