quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Estação Aeroporto




Aeroporto é uma estação do Metro de Lisboa. Situa-se no concelho de Lisboa, servindo de terminal da Linha Vermelha. Foi inaugurada a 17 de julho de 2012 em conjunto com as estações Moscavide e Encarnação, no âmbito da expansão desta linha ao Aeroporto da Portela.

Esta estação está localizada junto ao edifício das chegadas do Aeroporto da Portela, possibilitando o acesso ao mesmo. O projecto arquitetónico é da autoria do arquitecto Leopoldo de Almeida Rosa e as intervenções plásticas do artista plástico António. À semelhança das mais recentes estações do Metro de Lisboa, está equipada para poder servir passageiros com deficiências motoras; vários elevadores e escadas rolantes facilitam o acesso ao cais.

O viajante do metropolitano de Lisboa, sendo mais provável que tenha nacionalidade portuguesa, sai na estação do Aeroporto da Portela e é surpreendido pelas caricaturas gigantes, a preto-e-branco sobre as paredes do cais, de quatro figuras políticas que ele bem conhece da recente história do seu país, cada uma delas de corpo inteiro, sentada numa cadeira de estilo clássico.

O viajante de avião acabado de aterrar na capital, com grandes hipóteses de ser estrangeiro, desce ao comboio subterrâneo e fica do mesmo modo surpreendido, no amplo corredor de acesso à estação, pela distribuição, ao longo das paredes, de quase duas outras dezenas de caricaturas de personagens para ele desconhecidas — com a excepção, talvez, de Fernando Pessoa —, mas que adivinha, pela forte individualização fisionómica de cada uma delas, representarem gente viva, seja no passado ou no presente.
[…]

Aqui ficam fotos de algumas dessas caricaturas.
 





 
 

 
 

 
 




                                                                    Álvaro Cunhal

                                                    Raul Solnado                           João Villaret



 
 


 
Eusébio
                  

                                                                                                        
 
Amália Rodrigues


 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário