segunda-feira, 18 de maio de 2015

BELÉM

Nota prévia: Há muito tempo que Belém assumiu plenamente a sua condição de centro cultural e monumental, onde um conjunto patrimonial de elevado interesse histórico e artístico faz com que esta seja uma das zonas da cidade de maior influência turística: Jerónimos, Torre de Belém, Padrão das Descobertas, Palácio de Belém, o moderno Centro Cultural , os jardins e outros elementos históricos e de interesse. Assim, as fotos que publico não representam tudo o que Belém nos oferece, pelo que irei acrescentando mais fotos, sempre que se justifique.
                         ----------------------------------------------------------------------------------------------

Belém é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, pertencente à Zona Ocidental da capital, com 10,43 km² de área e 16 528 habitantes. Densidade: 1 584,7 hab/km².

Belém está ligada aos Descobrimentos, quando D. Manuel I subiu ao trono em 1495.

Hoje, Belém contém vários espaços verdejantes com museus, parques e jardins, possuindo um atraente ambiente ribeirinho com cafés e um passeio público.


       Jardins da Praça do Império - Mosteiro dos Jerónimos

 

 

 Jardins da Praça do Império - Mosteiro dos Jerónimos, ao fundo o Estádio do Belenenses, do lado esquerdo o CCB



 
A âncora é o ponteiro de um relógio de sol, que só está completo se no chão estiverem traçados os segmentos correspondentes às horas do dia. Esse era aliás o aspecto original, quando este relógio de sol foi feito, no contexto da Exposição do Mundo Português, em 1940

O Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém é um antigo mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI. Situa-se na freguesia de Belém, na cidade e concelho de Lisboa, perto do estuário do Rio Tejo.
Ponto culminante da arquitectura manuelina, este Mosteiro é o mais notável conjunto monástico português do seu tempo e uma das principais igrejas-salão da Europa, estando classificado como Monumento Nacional desde 1907 e como património mundial da UNESCO desde 1983. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.
Estreitamente ligado à Casa Real Portuguesa e à epopeia dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos foi, desde muito cedo, "interiorizado como um dos símbolos da nação" . É hoje uma das mais importantes atrações turísticas da capital.
 

 







Rosa dos Ventos (foto tirada do Padrão dos Descobrimentos)

de 50 metros de diâmetro, desenhada no atelier do arquiteto Luís Cristino da Silva e oferecida pela África do Sul em 1960. Ao centro encontra-se um planisfério de 14m de largura, decorado com elementos vegetalistas, rosas-dos-ventos, bufões, uma sereia, um peixe fantástico e Neptuno com tridente e trombeta montado num ser marinho. "Datas, naus e caravelas marcam as principais rotas da expansão portuguesa, entre os séculos XV e XVI
 
 


 
O Monumento aos Descobrimentos (ou Padrão dos Descobrimentos; ou Monumento aos Navegantes) localiza-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal.
O monumento tem a forma de uma caravela estilizada, com três grandes velas que se prolongam num bloco central, vertical, decorado de ambos os lados com baixos-relevos representando a bandeira de D. João I. Sobre a entrada, a espada da Casa Real de Avis. D. Henrique, o Navegador, ergue-se à proa, com uma caravela na mão direita e um mapa na esquerda. Em duas filas descendentes, de cada lado do monumento, estão as estátuas de portugueses notáveis ligados aos descobrimentos entre os quais navegadores, guerreiros, frades, cientistas, homens da cultura.



 Fotos que retirei da NET, com identificação de cada uma das figuras representadas.










A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, na freguesia de Belém, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.

O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).

Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983, foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007.










                                                  
                                                              Cervejaria Portugália



Monumento alusivo à primeira travessia aérea do Atlântico Sul que foi concluída com sucesso pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil.


 
 
O tejo, a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei
 
 


Passeios de charrete 
 
 
 
 



2 comentários:

  1. Hace tiempo, decidimos elegir un barrio soñado para vivir en nuestra próxima vida, ese barrio sería Belém. A la vista está, Alim, es un barrio sosegado, luminoso, tranquilo, esperanzador diría yo ... y a un paso del bullicio de Lisboa con el eléctrico 15. Tienes todo a mano, hasta hospitales como el Egas Moniz para los enfermos reales o imaginarios...Por la mañana, apetece un paseo que vaya de los Jerónimos a la Torre de Belém y al Monumento a los Descubridores, descansando con los ojos puestos en el Tajo, ora hacia el 25 de Abril, ora hacia el camino que emprendieron los Descubridores, ...los jardines ¡preciosos!... Después queda todo el día...¡Ay, Alim, gracias por traer al blog este Belém que amamos, este Belém que añoramos!.
    Discúlpeme por no saber expresar este sentimiento en portugués.
    Un abrazo desde Madrid.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa entendo perfeitamente a sua mensagem, o seu sentimento; lamento que não tenha ficado a viver em Belém ou nas proximidades, dado ser um bairro que tanto gosta, é um local lindíssimo. Um beijinho

      Eliminar