segunda-feira, 25 de maio de 2015

Miradouro S. Pedro de Alcântara



O nome oficial do jardim e miradouro de São Pedro de Alcântara é jardim António Nobre.
Situado à entrada do Bairro Alto, é um dos melhores miradouros de Lisboa. É contíguo ao topo superior do elevador da Glória. Oferece uma vista panorâmica sobre a avenida da Liberdade, o bairro da Graça, o castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa e a baixa pombalina, com o rio Tejo como pano de fundo. Junto à balaustrada, encontra um mapa da cidade em azulejos, que identifica estes vários pontos. Este jardim assenta sobre uma muralha construída em meados do século XVIII e divide-se em dois patamares, ligados por uma escada. É ainda composto por um lago e uma estátua de Eduardo Coelho, fundador do Diário de Notícias.
O início da sua construção remonta a 1830. Foi requalificado em 2008 e em cada um dos seus patamares existe agora um quiosque-esplanada, com serviço de café. No patamar superior, encontram-se árvores autóctones de Portugal, como o grande freixo junto ao lago. No patamar inferior, adornado por roseiras, há bancos circulares e bustos de figuras portuguesas e da mitologia greco-romana.




























 Estátua de Eduardo Coelho, fundador do Diário de Notícias. Por baixo encontra-se o ardina, que na época apregoava os jornais.



Estátua de homenagem aos cauteleiros, obra de Fernanda de Assis, foi inaugurada, no Largo Trindade Coelho em 1987






Sem comentários:

Enviar um comentário