quarta-feira, 24 de junho de 2015

Jardim da Cerca da Graça


O jardim da Cerca da graça - assim é designado - ocupa a encosta subjacente ao Convento da Graça e tem uma área de 17.000 m2 (quase dois campos de futebol). É o maior espaço verde de acesso público da zona histórica e o segundo maior de Lisboa (a seguir ao Jardim Botânico).
Segundo a autarquia da capital, “o novo jardim tem também uma função de atravessamento, já que irá assegurar novas ligações entre os bairros da Graça e da Mouraria, dispondo de três entradas principais: uma junto ao Convento da Graça / Miradouro Sophia de Melo Breyner, outra na Calçada do Monte, a meio da encosta, e, junto à Mouraria, uma outra na zona das Olarias.
O projeto contemplou a plantação de cerca de 180 árvores e arbustos, a criação de um relvado central, três miradouros, um parque de merendas e um pomar, estando ainda dotado com um quiosque com esplanada e um parque infantil.

(Fotos obtidas no dia 23 Junho 2015)
Espaço muito agradável, mas considero que necessita de ser melhorado; na minha opinião tem poucas flores. Como miradouro é fantástico e aqui ficam fotos de Lisboa e da zona sul do Tejo.
 

                                      Uma das entradas

Daqui avista-se o Castelo de S. Jorge


 
    
          

                                   O Cristo Rei

                






      O Quiosque-Bar

 
 
 


      O Parque Infantil




                                                                               A Igreja da Graça







                               as nuvens sobre Lisboa













 
                          Lisboa e ao fundo as torres das AMOREIRAS


           Lisboa e a Ponte 25 de Abril
                                               Outra encosta




                                                                   O Cristo Rei




O primeiro edifício é o Hospital de S. José










A igreja da Graça 








 

 

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Jardim Zoológico



O Jardim Zoológico localiza-se em Sete Rios, em Lisboa, Portugal. Actualmente reúne um conjunto representativo de todo o planeta, com cerca de 2000 animais de 332 espécies diferentes, assim divididos:
Inaugurado em 1884, as suas primitivas instalações foram no Parque de São Sebastião da Pedreira, vindo a serem transferidas em 1894 para os terrenos de Palhavã, no terreno onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian. Mais tarde, em 1905, o Jardim Zoológico foi transferido para a sua actual localização, na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios.

Em 1994, o Jardim Zoológico de Lisboa passou a contar com algumas novas atracções, entre as quais o teleférico, o reptilário, o biotério e o delfinário, apelidado de “baía dos Golfinhos.
Ainda hoje, o Jardim Zoológico de Lisboa continua a fazer as delícias dos miúdos e dos mais crescidos também.