sábado, 21 de fevereiro de 2015

Estação Fluvial do Terreiro do Paço


Nova Estação Fluvial Terreiro do Paço. Mesmo ao lado encontra-se a antiga estação de Sul e Sueste completamente ao abandono (ver fotos); há uns anos foi considerada Monumento de Interesse Público - MIP.
 





Antiga estação Sul e Sueste completamente ao abandono e em péssimo estado de degradação.
Foi considerada Monumento de Interesse Público - MIP e é lamentável a CML não investir na sua recuperação (fotos de Janeiro 2015).


 

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Jardim do Torel



O Jardim do Torel está situado no alto de uma das sete colinas de Lisboa, junto do elevador do Lavra - o primeiro elevador da cidade - de onde se vislumbra uma magnifica panorâmica da Freguesia e da cidade de Lisboa. Tem duas entradas, a principal pela Rua de Júlio de Andrade, perto do elevador do Lavra, e uma outra, mais abaixo, na Rua do Telhal. O Jardim possui vários equipamentos, entre os quais um parque infantil e um pequeno restaurante / café. O espaço também conta com pequenos lagos e uma estátua de Viana da Mota. A envolvente a este jardim é rico em numerosos exemplares de moradias nobres dos séculos XVIII e XIX.  Em 2000 o Jardim do Torel foi alvo de uma intervenção de requalificação e restauro. A obra incluiu a instalação de um novo sistema de iluminação pública, composto por luzes de presença e luzes decorativas, possibilitando que de outros locais da cidade, o Jardim do Torel seja mais um ponto de interesse panorâmico na noite de Lisboa.
O jardim é, mercê da localização no topo da colina de Santana, um Miradouro com vistas para a Baixa, o rio Tejo e a Sétima Colina.Mais







 






 

 

Cais da Colunas

O Cais das Colunas situa-se no Terreiro do Paço. Esta foi sempre a entrada nobre de Lisboa e, nos degraus de mármore do Cais das Colunas, vindos do rio, desembarcam chefes de estado e outras figuras de destaque, como Isabel II de Inglaterra ou Gungunhana. A designação de Cais das Colunas deve-se à existência de dois pilares monolíticos erguidos nos extremos e que são parte integrante do Projecto da Praça do Comércio, da autoria do arquitecto Eugénio dos Santos, para a reconstrução da cidade após o terramoto de 1755.











Miradouro Arco da Rua Augusta

Fotos tiradas do Miradouro do Arco da Rua Augusta

O topo do Arco da Rua Augusta, que oferece uma vista panorâmica ímpar sobre a cidade de Lisboa, pode ser visitado, juntamente com o salão de abóbadas que alberga a maquinaria do relógio ali existente.

A entrada no monumento faz-se pela Rua Augusta, através de uma pequena porta mesmo ao lado do arco. É preciso subir quase 30 degraus para alcançar a sala onde está o relógio, que em 1941 substituiu o mecanismo original. Neste espaço foi colocado um painel no qual se dá a conhecer os principais momentos da história do arco, desde que começou a ser pensado em 1759 até à sua conclusão em 1875. 

Daí até ao miradouro, de onde se avistam o Terreiro do Paço, com a recentemente restaurada estátua equestre de D. José I, a Baixa Pombalina, a Sé, o Castelo de São Jorge e o Tejo, há ainda que subir mais de 40 degraus de uma escada estreita em caracol.











 

 



 



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Jardim do Príncipe Real

O Jardim do Príncipe Real, oficialmente designado Jardim França Borges, em 1915 quando ali colocaram um busto dedicado a este jornalista republicano em sua homenagem. Fica situado em Lisboa, localizado perto do Bairro Alto, este jardim de traçado romântico, foi construído em meados do séc. XIX. Como aspectos a assinalar temos a existência de um Cedro-do-Buçaco, com mais de 20 metros de diâmetro, e que é uma das árvores que está classificada como sendo de interesse público neste local, e o reservatório subterrâneo de água da Patriarcal. O mercado semanal de produtos de agricultura biológica realizado aos sábados é um dos muitos eventos que aqui se realizam.